Este erro acontece devido a falhas de comunicação entre o icomercio e a Sefaz.

Principais causas:

  • Configurações do Windows ou falta de atualizações;
  • Configurações da rede (Protocolos de segurança, DNS, Proxy, etc);
  • Certificado ou Cadeias de Certificação;


Passo 1

  1. Vá até o Painel de Controle do Windows.
  2. Escolha a Opção "Opções da Internet";  
  3. Vá até a aba “Avançadas”;
  4. no bloco “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado como na imagem abaixo:

mceclip2.png

  1. Marque: Não salvar páginas criptografadas em disco; 
  2. Desmarque: Usar SSL 2.0; 
  3. Marque: Usar SSL 3.0;  
  4. Desmarque: Usar TLS 1.0;
  5. Desmarque: Usar TLS 1.1; 
  6. Marque: Usar TLS 1.2;

 

 Passo 2

  1. Encerre o Manager eDoc, ou sua aplicação que utiliza nossos componentes. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.
  2. Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.
  3. Remova todos os certificados de "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis".
  4. Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.
  5. Faça o download desse arquivo.
  6. Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.
  7. Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.
  8. Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.

Salve, reinicie a máquina, e teste novamente. 

 Obs.: Houve uma mudança na cadeia de certificados no dia 15/04/2020, onde foi orientado baixar e instalar a cadeia de certificados ISRG Root X1 e Let's e Encrypt Authority X3. Você pode baixar esses arquivos aqui.

 

Alternativa ao Passo 2 (Remoção dos certificados Raiz)

Caso não seja possível remover os certificados Raiz do computador, uma solução alternativa seria:

  • Acessar a listagem de certificados raiz, através do do painel  certlm.msc (descrito no passo 2);
  • Selecionar o certificado Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V5;
  • Modificar a opção Finalidades do certificado, selecionando então a opção "Ativar todas as finalidades desse certificado".

mceclip0.png

 


O problema ainda persiste?

 

Algumas versões do Windows não dão suporte ao .NET Framework 4.6.2 ou superior com protocolo TLS 1.2Veja a lista de versões do windows que NÃO FUNCIONAM.

  • Windows Server 2003
  • Windows 7 - Sem SP1 
  • Windows 8  
  • Windows Vista  
  • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão de sistema operacional.

 

Você ainda pode ter problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, portanto, será necessário executar o windows update para que as atualizações necessárias sejam instalados, e o protocolo seja habilitado.

Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.

 

Casos de atualizações específicas necessárias:

Windows 7 : Instalar o SP1 +
 
Se for 64 bits:
 
Se for 32 bits:
 
Windows 8.1:

Se for 64 bits:
 

 

Windows 10 não funciona?

Baixe e execute este arquivo de registros, reinicie a máquina e teste novamente.

 


Como verifico as atualizações disponíveis para o Windows?

 

  • Clicar em Iniciar e digitar na caixa de pesquisa "Windows Update";
  • Clicar em "Verificar se há atualizações" ou "Windows Update";
  • Clicar na opção para procurar atualizações;

 

Observações :

  • Alguns antivírus podem impedir a comunicação com os webservices da SEFAZ.
    • Um exemplo é o Avast e o KasperSky, que se faz necessário adicionar os links do Web Service da Sefaz na lista de exceções do antivírus para conseguir emitir a NFe 4.00.
  • Alguns aplicativos de bancos, para acesso ao internet banking (como o chamado WarSaw), podem alterar as configurações de TLS e SSL quando são executados.